Quarta-Feira, 15 de agosto de 2018 Nossa história

Ações do meio ambiente levam Uruçuí a receber ICMS Ecólogico

ICMS Ecólogico

A Prefeitura de Uruçuí a partir de agora irá receber o ICMS Ecológico pelas ações desenvolvidas no ano de 2017, o município receber o certificado de selo ambiental B devido os critérios adquiridos: Política Municipal do Meio ambiente, Edificações Irregulares, Identificação de fontes de poluição, Redução do Risco de queimadas, educação ambiental, totalizando 157 pontos.
O município possui planejamento, como plano de gerenciamento de resíduos sólidos, realiza ações de educação ambiental, voltadas ao gerenciamento de resíduos e executa ações de redução e reaproveitamento, além disso incentiva a capacitação de técnicos e gestores municipais em educação ambiental.
Durante a Semana do Meio Ambiente, Água e Dia do Campo, Uruçuí realizou diversas atividades com fóruns, oficinas, seminários, mobilizações, caminhadas e palestras e também investiu na educação ambiental em assentamentos, realizando ações e práticas agroecológicas. Na redução de riscos a PMU apoia a Brigada Municipal de combate a incêndios, fornecendo apoio logístico aos brigadistas e também dispõe de instrumentos de planejamento para gestão do uso da água, conservação do solo e da biodiversidade.
As atividades que levaram a cidade a começar a receber o ICMS Ecológico não ficam apenas nas citadas acima, Uruçuí conta também com ações de combate e controle da poluição sonora, poluição visual e atmosférica, além de controle legal do uso e ocupação do solo, Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, e estruturas de fiscalização para ter o controle da aplicação das leis que regem o meio ambiente.
O ICMS Ecológico constitui uma importante ferramenta de política pública, com observância do princípio do “provedor-recebedor”, para que os estados estimulem os municípios a participarem de um processo de desenvolvimento sustentável em larga escala, por meio de retribuição à execução de atividades ambientalmente positivas em seus respectivos territórios.
No ano passado, a Prefeitura investiu em diversas ações de combate a queimadas, preservação de matas ciliares e da biodiversidade, destino correto do lixo e educação ambiental. A PMU tem a consciência do seu papel na preservação do meio ambiente e investe em ações de conscientização.