Quarta-Feira, 15 de agosto de 2018 Nossa história

Gestão transparente e com compromisso com a Lei é marca da Prefeitura de Uruçuí

A Secretaria Municipal de Administração de Uruçuí informa que todos os nomes dos servidores municipais assim como cargos e valores pagos estão disponíveis no Portal da Transparência, respeitando o Princípio da Publicidade, pois na atual gestão não se macula a realidade, tudo é feito com transparência.
O gasto com a folha de pagamento é um dos principais problemas dentro da administração pública, sobretudo quando se recebe uma gestão sem sequer saber a quantidade de servidores que compõem a municipalidade, por este motivo logo no início da gestão, foi realizado um recadastramento para ter a dimensão real da quantidade de servidores.
A atual gestão paga dentro da Lei, cumpre rigorosamente aumentos constitucionais e o Piso Salarial dos Professores, que atualmente recebem conforme prescrito em Lei e em dia.
Questionamentos surgirão: como pode funcionário A e B exercem a mesma função e receber valores diferentes? Existem terços de férias, insalubridade em algumas situações, e ano passado o 13º salário de servidores efetivos era pago da seguinte maneira: 50% no mês do aniversário e 50% ao final do ano, em 2018 está sendo pago 100% no mês de aniversário, existem também os casos de rescisão por Aposentadoria e por exoneração a pedido de servidor.
O sentimento que envolve a Prefeitura de Uruçuí é de dever cumprido com responsabilidade e muita transparência, hoje o servidor têm crédito na praça, pois recebem seus salários em dia e algumas vezes antecipadamente.
Fazendo um comparativo entre 2017(atual gestão) e 2016 (gestão anterior) é possível ver que a PMU cumpre o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal o que não aconteceu na gestão passada.
Nós continuaremos trabalhando, construindo obras com recursos próprios, pagando servidores, fornecedores e prestadores de serviço em dias, sem falar que hoje a aposentadoria é um sonho que se tornou realidade.

A Horta da Escola Água Branca teve início no Projeto Família na escola onde um grupo de pais, alunos e de profissionais da escola participaram com a organização do local, adubos, cultivo da terra. A horta ainda é pequena mas que aos poucos irá se expandir, o objetivo do projeto é integrar todos que participam do ambiente escolar mostrando colaboração em cuidar do espaço.
O alimento colhido na horta já está sendo usado na merenda escolar dos mais de 300 alunos da escola, incrementando ainda mais a merenda escolar que já conta com produtos da agricultura familiar (como frutas, verduras e hortaliças) além de frango, carne, arroz, entre outros itens. O próximo passo para a horta escolar é e inserir novos produtos como pimentão, cebola, tomate etc.
Para a diretora da escola, Giselia Gomes o sentimento é de gratidão. “Apesar da simplicidade estamos conseguindo fazer algo diferente. Você pode olhar e achar muito pouco mas para nós é simplesmente grandioso não só pela horta em si mas sobretudo pela parceria entre todos e o que é mais bacana nesse projeto é que outras escolas estão no mesmo caminho em breve será uma realidade em todas as escolas municipais. Somos gratos por tudo que está sendo realizado em benefício das crianças e dos nossos jovens que estudam nas escolas municipais. Juntos somos capazes de mudar qualquer realidade”.