18 de maio: palestas sensibilizam e alertam para violência sexual em crianças e adolescentes

“Faça Bonito 2022”, a campanha de combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes já iniciou as ações de conscientização e sensibilização da população sobre a necessidade de combater esse tipo de crime e de incentivar o registro de denúncias das violações sofridas pelo público infanto-juvenil em Uruçuí.
A programação começou no dia 08 de maio com a abertura e segue até o dia 30 de maio, mas o ápice aconteceu nesta quarta (18), data de referência Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O promotor Edgar Santos Bandeira Filho participou do Programa Maio Laranja na rádio e falou sobre medidas de prevenção contra o abuso sexual em menores. Na Câmara Municipal de Uruçuí foi realizada palestras com o procurado do município Sávio Aurélio que falou sobre “O porquê do dia 18 de maio: dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A segunda palestra foi ministrada pela promotora de justiça Lenara Batista que abordou “Violência Sexual contra crianças e adolescentes e os Mecanismos de Proteção da Lei 13.431/2017. Na programação ainda teve a palestra sobre “A Polícia Civil no combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, ministrada pelo médico legista Higor Brenner, o perito criminal, Valteni Rocha e o agente de polícia João Paulo.
De 25 a 27 de maio, haverá palestras nas escolas da zona rural de Uruçuí com as equipes do CREAS, CRAS< Conselho Tutelar e CMDCA.
Ainda haverá rodas de conversa nas escolas municipais Arica Leal, Genesia Neiva, Josilda Borges, José Cavalcante e Francisco Solano além das escolas Lourdes Cury e Itajacy Pacheco Martins.
Haverá ainda a participação no rádio do advogado do CREAS Willian da Silva Rodrigues, falando sobre a temática e a programação se encerra com uma oficina educativa no pátio do CRAS.
A ação é uma realização do Ministério Público do Piauí com a Prefeitura de Uruçuí, Conselho Tutelar, Sasc e CREAS.