Campanha de combate ao Aedes Aegypti se intensifica em Uruçuí, com orientações também sobre o Caramujo Africano

Campanha de combate ao Aedes Aegypti se intensifica em Uruçuí, com orientações também sobre o Caramujo Africano

A Prefeitura de Uruçuí, através da Secretaria de Saúde, está intensificando a Campanha de Combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, e promovendo a conscientização sobre o Caramujo Africano. Os bairros Água Branca e São Francisco são os mais recentes a receber a ação, com Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) visitando as residências para orientar os moradores e inspecionar quintais em busca de possíveis focos de proliferação do mosquito.

A campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, bem como informar sobre o Caramujo Africano, uma espécie invasora que, embora não transmita esquistossomose, pode causar problemas ambientais e de saúde pública.

Durante as visitas, os ACS e ACE fornecem informações e orientações sobre como evitar a proliferação do mosquito e do caramujo africano, além de verificar possíveis focos e aplicar medidas de controle quando necessário. Também são realizadas atividades educativas, distribuição de materiais informativos e mobilização comunitária para incentivar a participação de todos no combate a essas doenças.

A Secretaria de Saúde reforça a importância do engajamento da população nessa luta, já que a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti e o controle do caramujo africano são fundamentais para evitar surtos e epidemias. Os moradores são incentivados a verificar e limpar regularmente os quintais, descartar corretamente o lixo e eliminar objetos que possam acumular água parada, criando condições favoráveis para a reprodução desses vetores.

A Campanha de Combate ao Aedes Aegypti e orientação sobre o Caramujo Africano em Uruçuí continuará a ser realizada em outros bairros da cidade, seguindo um cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde. O esforço conjunto entre poder público e sociedade é essencial para garantir a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos.

Compartilhar post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 17 =


×
Skip to content