10 dez

Conhecendo as Ruas de Uruçuí(RUA ANÍSIO DE ABREU)

..Essa é a RUA ANÍSIO DE ABREU. Fica no centro velho da cidade…rua onde fica localizado o Hospital Municipal Getúlio Leitão…e onde ficava o Sobrado da Família Estrela…Nasce no Morro da Cruz e finda no rio Parnaíba…Mas, quem foi ANÍSIO DE ABREU?
O nome completo é ANÍSIO AUTO DE ABREU…um piauiense que nasceu em Teresina, no ano de 1854 e faleceu em 06 de dezembro de 1909. Viveu, portanto, 55 anos. Era filho de Manuel Joaquim de Abreu e de Joana Lobão Veras de Abreu. Como acadêmico, estudou na Faculdade de Direito de Recife, no período de 1882 a 1885.Ele teve expressiva atuação no campo político, literário e jornalístico, no período denominado Primeira República e/ou República Velha. Na vida literária, tornou-se patrono da cadeira nº 07, da Academia Piauiense de Letras-APL. Dentre suas obras, destacam-se: Micógrafo (1882), Íntimos(1882) e Carta ao conselheiro João Alfredo (1883). Em sua atuação jornalística, deixou colaborações em diversas revistas e periódicos.
Dentre estes: Folha do Norte, Diário de Pernambuco (PE), Jornal do Recife (PE), A Província, A Imprensa (PI) e O Debate (RJ). No campo jurídico, foi Promotor Público em Parnaíba, Juiz de Direito em Batalha e Piracuruca e outras funções jurídicas em Teresina. Na esfera política, Anísio de Abreu, em 1892, foi eleito Deputado Estadual, em 1894, elegeu-se Deputado Federal(reeleito três vezes), em 1906, foi eleito Senador. Em 1º de julho 1908, renunciou ao mandato no Senado para assumir o Governo do Estado do Piauí. Faleceu no ano seguinte. Tendo como sucessor, no mandado de Governador, Manuel Raimundo da Paz.
Apesar de ainda não está sendo, publicamente usado, essa rua já possui, há muito tempo, uma nova denominação: Rua Major Rufino Francisco Pires.

Fote: Prof. Anchieta Santana

Notícias Relacionadas

Faça seu Comentário