Encontro reúne representantes da Aprosoja e Prefeitos

Encontro reúne representantes da Aprosoja e Prefeitos

Nesta sexta (08), a Aprosoja-PI promoveu uma reunião entre os prefeitos de importantes municípios do cerrado piauiense, na cidade de Bom Jesus-PI, para discutir uma pauta coletiva e conjunta, bem como, as possíveis ações para promover o desenvolvimento socioeconômico da região.
Estiveram presentes os Prefeitos de Bom Jesus-PI, Marcos Elvas; o Prefeito de Ribeiro Gonçalves-PI, Lindenberg Vieira; o Prefeito de Antônio Almeida-PI, João Batista Cavalcante, O Prefeito de Sebastião Leal-PI, Ângelo Pereira; o Prefeito de Santa Filomena-PI, Carlos Braga; além do Secretário e representante da Prefeitura de Uruçuí, Samuel Werner.
Durante o encontro, a Aprosoja Piauí realizou uma apresentação abordando temas como a representatividade e atuação da Aprosoja-PI em conjunto com as demais Aprosojas Estaduais e a Aprosoja Brasil; a importância socioeconômica da produção de grãos nos municípios do cerrado; o histórico e a perspectiva de produção de soja e milho; o valor bruto da produção agropecuária, agrícola, da soja e do milho no Estado do Piauí e discutido, juntamente com os Prefeitos presentes, o impacto na geração de renda e empregos, divisas, tributos e melhoria na qualidade de vida (IDH) dos municípios.
Além disto, a Aprosoja-PI demostrou dados de uso e ocupação de solo da Mesorregião Sudoeste Piauiense, demostrando o importante potencial econômico e ambiental desta região, que produz com sustentabilidade, ocupando menos de 10% do território – respeitando a legislação ambiental ao mesmo tempo que defende a soberania nacional.
Posteriormente, todos os Prefeitos se manifestaram e destacaram a importância da atividade para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios nos últimos 25 anos, bem como, a grande mudança que vem ocorrendo em termos de qualidade de vidas dos munícipes (melhoria do IDH), em função da geração de renda e empregos, da melhoria na arrecadação tributária dos municípios – apesar de haver ainda muitas distorções entre União, Estados e Municípios – e a possibilidade de melhoria na prestação dos serviços.
Ao final, durante a primeira parte da realização da Assembleia Ordinária Geral da Associação, os Prefeitos e associados participaram ainda da apresentação realizada pela Superintendente da SUPARC, Dra. Viviane Moura, falando sobre o projeto de Parceria Público Privado (PPP) da Rodovia Transcerrado (PI-397), bem como de outras possibilidades de Parcerias e Concessões para atender as demandas da sociedade e impulsionar o desenvolvimento. Na oportunidade, os participantes puderam debater sobre o assunto buscando seu entendimento e discutindo as possibilidades para a viabilização

Compartilhar post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


×
Skip to content