14 jan

Inovação na agricultura familiar do município de Uruçuí

 

A SEAGRI, Secretaria de Agricultura do Município de Uruçuí-PI, apresenta a primeira etapa do Projeto de Tecnificação da Agricultura Familiar implantado para as famílias de comunidades rurais.

A equipe da secretaria, está implantando em todo o território ocupado por produtores familiares, um programa de melhoria das condições de produção e elevação da renda das famílias trabalhadoras.  Trata-se da coleta e análise de solo.

Como objetivo de incrementar ganhos na produção da agricultura de subsistência, a SEAGRI lança o programa de avaliação da fertilidade do solo.

A fertilidade do solo está ligada diretamente a produtividade obtida pelas culturas e consequentemente, a rentabilidade financeira do agricultor.

“Essas ações de apoio e orientação ao pequeno agricultor, trazem ao mesmo a satisfação de produzir e de permanecer na agricultura de maneira sustentável”, informa o eng. Agrônomo e técnico da SEAGRI, Petronio Donato.

De acordo com os técnicos da secretaria, é cada vez maior o número de produtores que procuram orientação e a visita dos profissionais, buscando informações, orientação de cultivos, busca pela confecção de projetos, além do acompanhamento in loco das atividades desenvolvidas no campo.

“Em toda minha vida, morando em Uruçuí, e plantando na roça como sempre fiz, essa foi a primeira vez que pude ter um acompanhamento de um técnico e nunca imaginei em fazer uma análise de solo, pois só ouvia falar, e hoje estou com o resultado da análise de minha área na mão”, relata um morador da comunidade Vereda do Mato, ao receber o resultado da amostra de solo de sua área.

Além da análise em mãos, a equipe da SEAGRI faz a recomendação do calcário e dos adubos de acordo com a necessidade de cada área amostrada e cada cultura a ser implantada, o que garante altos rendimentos e evita o desperdício de insumos, fazendo a atividade ser mais lucrativa pra o produtor.

Para o secretário, Samuel Werner, esta ação é apenas uma, das muitas que a secretaria está implantando no município, e relata ainda que para 2019 muitas serão as novidades para a comunidade da agricultura familiar: “Vamos fazer o máximo que a gente puder no apoio as famílias do campo, não mediremos esforços!” afirma o Secretário.

Notícias Relacionadas

Faça seu Comentário