02 dez

Poeta e escritor de Uruçuí

BIOGRAFIAFrancisco Martins Silva (10 de dezembro de 1974) São Félix de Balsas – Maranhão/Brasil. Reside em Uruçuí – Piauí. Professor, escritor e poeta. Formado em Geografia pela UESPI – Universidade Estadual do Piauí/Brasil e pós-graduado em Pedagogia Escolar. Compõe poemas, contos, crônicas e ensaios, tem participação em antologias por diversas editoras. É autor do Projeto Cirandas para Gostar de Ler. É membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni – MG/Brasil membro titular da Litteraria Academiae Lima Barreto, cadeira 43 – Rio de Janeiro/Brasil membro corresondente imortal da ALUBRA – Academia Luminescência Brasileira (Ciências, Letras e Artes), cadeira 23 – Araraquara – São Paulo/Brasil membro corresponde da ALAf – Academia de Letras e Artes de Fortaleza – CE/Brasil , membro titular da AMCL – Academia Mundial de Cultura e Literatura , cadeira 47, Rio de Janeiro/Brasil Membro Internacional da Delegação Brasil do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires – Argentina e Membro da Academia Pan Americana de Letras e Artes – Rio de Janeiro..

LIVROS:

– Um tributo à natureza – pela Editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE – Rio de Janeiro

– Uma ciranda no bosque – (peça de teatro)

– A barca – (conto) – da Coleção Cirandas para Gostar de Ler

– A Senhora dos Livros – (peça de teatro) – da Coleção Cirandas para Gostar de Ler

– Um Abraço ao Lago das Águas Claras – (crônica) – da Coleção Cirandas para Gostar de Ler.

– Cirandas Poéticas – (Poesias) – da Coleção Cirandas para Gostar de Ler.

PRÊMIOS:

Troféu Castro Alves – homenagem no III Festival Literário: Cerrado, homem e natureza. Uruçuí-PI-Brasil, pelo dia da poesia – 2015

Homenagem da Câmara de Vereadores de Uruçuí-PI-Brasil – 2016

Homenagem da Prefeitura Municipal de Uruçuí-PI-Brasil – 2017

Prêmio Láurea Maestro Wilson Dias da Fonseca pela ALUBRA

Medalha de Mérito Literário pela Litteraria Academiae Lima Barreto.

Troféu Evita Perón. Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires – Argentina.

– Embaixador da Paz: pela paz mundial, pelo Direito das Mulheres e pela Cultura sem Fronteiras. Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires – Argentina.

– Comendador – Ordem do Mérito Cultural Carlos Gomes. Pela Sociedade Brasileira de Arte Cultura e Ensino. SP.

MEDALHA CINQUENTENÁRIO DAS FORÇAS INTERNACIONAIS DE PAZ DA ONU. Pela Associação Brasileira Das Forças Internacionais de Paz da ONU – Organização da Nações Unidas.