Semana de Conscientização em Uruçuí: Maio Laranja
A semana em Uruçuí foi dedicada a diversas atividades de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, em alusão ao Maio Laranja.
Principais Atividades:
1. Capacitação para Escuta Especializada:
No dia 27 de maio, ocorreu uma capacitação sobre parâmetros para escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, ministrada por Sâmia Silva, assistente social do TJ/PI e entrevistadora forense, no Centro Pastoral Padre Pequeno para Profissionais da Rede de Proteção.
2. Ciclo de Palestras:
No dia 28 de maio, foi realizado um ciclo de palestras no Ginásio Poliesportivo, com a participação da assistente social do TJ/PI, Sâmia Silva, Patrícia Luz, juíza de direito da comarca de Uruçuí e Ellen Cristinne, psicóloga e coordenadora do CRAS. As palestras abordaram temas relacionados ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
3. Caminhada da Proteção:
Realizada quarta-feira, contou com a participação de profissionais da SASC, SEMEC, APAE, NAPNE IFPI, idosos, crianças e adolescentes do SCFV, com apoio da Patrulha Maria da Penha, STRANS, Defesa Civil, Orquestra Municipal e apresentação de capoeira dos alunos do SCFV. A caminhada finalizou na Praça do Aeroporto, com a exposição de flores artesanais nos canteiros, formando o Jardim da Proteção.
4. VII Fórum da ACONTEPI:
Na quarta-feira, ocorreu o fórum da 3ª Regional de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares da ACONTEPI, onde foram debatidas políticas de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, escuta especializada, convivência familiar e comunitária, e a escolha dos delegados para o congresso estadual e nova diretoria.
Essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura de Uruçuí com a proteção e bem-estar das crianças e adolescentes da região.
Deixe um comentário