VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente aborda impactos da pandemia

Uruçuí, 26 de abril – Nessa quarta-feira, 26 de abril, ocorreu a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no auditório da Secretaria Paroquial, em Uruçuí. Com o tema “A Situação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em Tempos de Pandemia de COVID-19: Violações e Vulnerabilidades, Ações Necessárias para Reparação e Garantia de Políticas de Proteção Integral, com Respeito à Diversidade”, o evento reuniu autoridades, secretários municipais e a população em geral.

Participaram da mesa de honra a Secretária de Educação Berenice da Silva, a Secretária de Saúde Lis Estrela, Raquel Costa, representante da sociedade governamental do Conselho Municipal de Assistência Social de Uruçuí, Maria da Conceição, conselheira municipal dos direitos da criança e do adolescente, e Jocelino Pereira de Sousa, presidente do CMDCA. A abertura do evento contou com a palestra de Lúcio Flávio Carvalho Rego, que discutiu os impactos da pandemia na vida das crianças e adolescentes.

O evento também contou com uma belíssima apresentação do coral do CRAS, regido pela professora Daniela, proporcionando um momento de celebração e emoção para todos os presentes.

A conferência teve como objetivo debater e propor soluções para os desafios enfrentados pelas crianças e adolescentes durante a pandemia, incluindo questões relacionadas à saúde, educação e assistência social. Os participantes discutiram as vulnerabilidades e violações dos direitos humanos enfrentadas por esse grupo e as ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral.

Esse encontro é fundamental para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, especialmente em um cenário de pandemia, onde muitos enfrentam adversidades e têm seus direitos comprometidos. A conferência também visa promover o diálogo entre diferentes setores da sociedade e o poder público, buscando sempre melhorar a qualidade de vida e garantir o respeito à diversidade das crianças e adolescentes de Uruçuí.