Viveiro Municipal já produziu 25 mil mudas e beneficia toda a Uruçuí

O Viveiro de mudas de Uruçuí foi inaugurado no ano de 2017 através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Programa ProCerrado PI, coordenado pela SEMAR.
Desde então já foram produzidas mais de 25 mil mudas, entre nativas, frutíferas e ornamentais que beneficiaram diretamente a população uruçuiense. Só no ano de 2021 já foram produzidas cerca de 5.170 mudas entre as espécies nativas de: Ypê, Ypê Mirim, Oiti, Jenipapo, Jatobá, Ingá, Coité, Cagaita, Pau Ferro, Sucupira Branca, Tingui, Mirindiba, e frutíferas: Caju, Manga, Buriti, Pitomba, Tamarindo, Açaí, Abacate, Goiaba, Romã, Ata, Graviola, Acerola, Tangerina, Limão, Pitanga, Mamão, e outras.
As mudas produzidas são destinadas para doação da comunidade, para trabalho de arborização urbana, recuperação de nascentes e reflorestamento de áreas degradadas, onde o trabalho de recuperação de áreas degradas é realizado especialmente pela Brigada Municipal de Incêndios Florestais nos períodos em que não estão ocorrendo incidências de Incêndios. Durante esses anos a brigada recuperou áreas nas comunidades Porto Velho, Sangue, Buriti Partido, Maliça, São Gregório, Santa Maria, Tucuns, Bananeira, Morrinhos, Pratinha, Ponte, Vão do Lourenço, dentre outras comunidades.
A produção das mudas é realizada em parceria com os alunos da UESPI, coordenado pela Professora Marlei Rosa, além disso, a Semman também recebe doação de mudas e sementes de alguns parceiros como a Fazenda Progresso e a empresa Proerg.