A Bandeira de Uruçuí e formada por três retângulos com as core s: Azul, Branca e Vermelha.

O vermelho–  Representa o poder, a coragem, o desejo, a conquista, a liderança, a vida, e o sangue  nativo. Habitado por índios das tribos Tinbiras e Acroás, na colonização pelo homem branco,   por volta de 1750,  aconteceu um sangrento massacre onde foi derramado muito  sangue indígena. Os nativos com armas rusticas não tiveram chances iguais,   por isso o povoado  onde ocorreu a ultima batalha leva o nome de Sangue (45Km de  da zona Urbana).

O Branco– e a mais pura de todas as cores e representa o clima pacifico  que predomina no município Uruçuí , hospitaleiro como entoa  no seu Hino. O Branco e a cor da pureza, da inocência e da verdadeira calma  reinante.

O Azul– Representa o céu que encanta seus habitantes sendo de dia ou  as noites de verão, por analogia, o Rio Parnaíba antes do processo promovido pelo homem.

No Retângulo branco,   ao centro existem três  peixes que  representam o Rio Parnaíba , Uruçuí-Preto e Balsas e também simbolizam o Alimento e a prosperidade, eles possuem traçados simétricos  para simbolizar a igualdade. Entre as pessoas.