URUÇUÍ: ASPECTOS HISTÓRICOS E SÓCIO-POLÍTICOS

Com uma zona urbana ambientada às margens de uma trindade fluvial, formada pelos rios: Parnaíba, Uruçuí Preto e Balsas, Uruçuí é um município piauiense, politicamente, emancipado através da Lei nº 290, de 23 de junho de 1902, de iniciativa do Legislativo Estadual. Mas, a solenidade de instalação só aconteceu setenta e sete dias após sua criação.
A emancipação política da então “Nova Villa” foi motivada pelo crescente serviço de navegação fluvial que acontecia entre as cidades piauienses de Parnaíba, Teresina, Floriano e São Félix de Balsas(MA), tendo Uruçuí como entreposto desse rico processo. Isto, com início nas últimas décadas do século XIX.
Uruçuí, na contemporaneidade, conta com 21.188 habitantes(est.IBGE 2017) e uma área de 8.411,9 km. É o maior município piauiense em extensão territorial e um dos maiores do Nordeste.
No campo político-administrativo, Rogério José de Carvalho e José Furtado de Mendonça foram, respectivamente, o primeiro Intendente(prefeito) e vice. E mais, Rufino Francisco Pires foi o primeiro Presidente do Conselho Municipal(Câmara de Vereadores) e Raimundo Theophilo Santos, o primeiro Juiz de Direito.
Com uma latitude de 7º 22’94” e uma longitude de 44º55’61”, o município de Uruçuí está numa altitude de 167m acima do nível do mar, situado nos seguintes limes territoriais: Norte: Rio Parnaíba(Benedito Leite-MA) e Antônio Almeida; Sul: Palmeiras do Piauí e Alvorada do Gurgueia; Leste: Sebastião Leal e Manoel Emídio; Oeste: Baixa Grande do Ribeiro, Ribeiro Gonçalves e Rio Parnaíba(Benedito Leite-MA).
Ainda sobre localização, a zona urbana de Uruçuí está a: 240 km de Floriano(PI), 496 km de Teresina(Capital do Piauí), 802 km de São Luís(MA), 845 km de Palmas(TO), 318 de Balsas(MA), 318 de Bom Jesus(PI) e 1365 km de Brasília(DF).
E, por último, no tocante à Agroindústria, é um dos municípios que mais cresce por conta do cerrado e dos fatores climáticos que possui. E, somando-se a tudo isto, tem um povo pacato, receptivo e ordeiro, que se constitui em sua maior riqueza.