..Esta é a RUA HILÁRIO MONTEIRO…logradouro que fica ao lado da U.E. José Patrício Franco…É a mais extensa rua de Uruçuí. Ela corta os bairros: Areia, Centro e Água Branca…
HILÁRIO MONTEIRO DE OLIVEIRA, é o nome completo. Uruçuiense nascido no povoado Pratinha, no dia 07 de novembro de 1923. Eram seus pais: Antônio Marrocos de Oliveira e Alexandrina Alves de Oliveira. Na comunidade onde nasceu, viveu a infância e a adolescência não teve oportunidade para estudar. Mesmo assim, aprendeu a ler e a usar a matemática em suas atividades diárias. Segundo registro da família, Hilário Monteiro apreciava uma boa leitura. Era fascinado pelas obras de Jorge Amado. E por ter o hábito de leitura, cresceu intelectualmente e tornou-se um homem sábio. Aos 17 anos, casou-se com a jovem Rosa Saraiva Lima, com quem teve três filhos: Raul Monteiro Lima, Rose Mary Saraiva e Janus Monteiro Lima.
Em busca de melhores condições de vida para a família e estudo para os filhos, Hilário Monteiro deixou o povoado onde nasceu e veio residir na zona urbana de Uruçuí, onde principiou na atividade de comerciante e contribuiu em muitos aspectos para o crescimento da cidade. Ele foi um dos contribuintes na construção da Loja Maçônica de Uruçuí.
Em 1980, após quarenta anos de casamento, faleceu sua primeira esposa. Neste mesmo ano ele contraiu novo matrimônio com Tereza Andrelina da Fonseca. Esta ficou viúva em dezembro de 1999.
Ressalta-se que o primeiro nome dessa rua era Casimiro de Abreu. Este um poeta brasileiro da segunda geração romântica, que viveu apenas 21 anos, mas deixou uma obra de grande valor literário. Ele nasceu no Rio de Janeiro em 1839 e faleceu em 1860, de tuberculose. Seu poema mais popular é “Meus Oito Anos”, escrito em 1857.
Fonte: Prof. Anchieta Santana