A representação política de Uruçuí, nos primórdios da emancipação política, era escolhida de forma indireta. Os primeiros representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, foram nomeados pelo então governador Arlindo Nogueira, na solenidade de instalação do município, dia 07 de setembro de 1902.
Rogério de Carvalho, escolhido primeiro Intendente(Prefeito), teve como vice, José Furtado de Mendonça; isto no período de 1902 a 1908; Na gestão seguinte, 1909 a 19012, Rogério continuou no poder e teve como vice, Ulysses dos Santos e Silva. Estes também permaneceram juntos no terceiro mandado, que foi de 1913 a 1916.
É importante ressaltar que o prefeito era chamado Intendente e a Câmara de Vereadores era o Conselho Municipal. Cada vereador era, portanto, um Conselheiro Municipal.
Major Rufino Pires foi o primeiro presidente do Conselho Municipal; o Cap. Cândido José de Carvalho, que era irmão materno de Rogério de Carvalho, foi o segundo.
Rogério de Carvalho ficou na gestão, forma ininterrupta, por 14 anos. Ele nasceu no dia 8 de abril de 1868 no povoado Buritiza(Uruçuí) e faleceu em 5 de julho de 1938.
Anchieta Santana
Historiador uruçuiense