…Essa é a RUA AGOSTINHO LEITE…logradouro que fica ao lado da igreja nova de São Sebastião…Nasce na Av. José Cavalcante e finda no Morro da Cruz. Quem foi AGOSTINHO LEITE?
AGOSTINHO LEITE DE OLIVEIRA, casado com Josefa Leite Guimarães, era irmão de Justino Leite de Oliveira e pai de Edmar Leite, Carlos Leite e Joaquina de Oliveira. Portanto, tio de Luís Leite. Este, homenageado com o nome da praça que fica ao lado da UESPI. Agostinho Leite, de família tradicional no município, por várias décadas, foi um comerciante de referência na cidade e na região. Seu comércio, que ficava em frente ao antigo Clube Recreativo Atlético Uruçuí, vendia de quase tudo, um pouco. Ia do tecido às ferramentas de trabalho do homem do campo.
Segundo o professor de História, Hudson Leite, que é neto dele, quando a Coluna Prestes penetrou em Uruçuí, em dezembro de 1925, Agostinho Leite, que já era comerciante, com medo de ter seu comércio saqueado, fechou as portas com bastante reforço e ficou dentro do comércio esperando que a Coluna fosse embora. Teve um final feliz, já que seu estabelecimento comercial ficou intacto. No universo político, Agostinho Leite, militando pelo partido União Democrática Nacional-UDN, foi vereador em três legislaturas consecutivas: 48/50, 51/54 e 55/58. É importante frisar que na gestão de 51 a 54 ele foi presidente da Câmara de Vereadores. E ainda, exerceu a 2ª suplência do Juiz da Comarca de Urussuhy, Dr. Joel Sérvio de Andrade.