João Vieira Passos, mas conhecido como João Soldado, é natural da cidade de Altos-PI, onde nasceu em 08 fevereiro de 1932. Aos doze anos de idade, com a família, deixou sua terra natal e mudou-se para Teresina em busca de melhores condições de vida. E no ano de 1955, com seus esforços e dedicação, conseguiu ingresso na carreira militar. Dois anos depois, foi transferido para Uruçuí; cidade que se tornou sua nova e definitiva morada. E nesta, ele mostrou sua dedicação ao compromisso militar e uma paixão pelo carnaval e desfile de 7 de setembro.
João Soldado é pai de cinco filhos, sendo dois com a primeira esposa, Iraci Vieira Borges e três com Maria Gorete de Oliveira Passos. São eles: João Filho e Juarez(1º casamento) e Joosenwelth, Joserlandia e Joordyouro, do segundo matrimônio.
. Em Uruçuí desenvolveu suas funções militares por várias décadas e conquistou amizades pelo seu trabalho e pela forma carismática como participava das atividades festivas na cidade. Já aposentado, ele, por várias vezes, foi candidato a vereador, mas nunca conseguiu uma vaga no Legislativo. Sua última participação em pleito eleitoral, foi em 2008, pelo PTB, ficando como suplente, com 202 sufrágios. Em 1990, fundou uma associação de moradores no bairro Areia, que ficou conhecida como AMBA; através dessa entidade conseguiu muitos benefícios para a comunidade do bairro.
Contribuiu, de forma significativa, nos desfiles e nas festas carnavalesca, onde era sempre destacado pelo seu jeito de andar, de vestir e dançar. Sempre conseguia arrancar gargalhadas e admiração.
As pessoas sempre lembram de João Soldado fazendo referências positivas a, dentre outras coisas: conselhos recebidos, ao jeito alegre com que participava das festividades, sua campanha política usando uma bicicleta como meio de transporte, sistema de som e outdoor de suas propagandas e, também, serenidade ao desenvolver suas funções profissionais.
Dia 16 de novembro de 2009, aos 77 anos de idade, quando se recuperava de uma fratura numa perna e outras enfermidades, faleceu o incansável João Vieira Passos, ou simplesmente, João Soldado. Foi-se uma figura folclórica que ainda vive na memória cultural uruçuiense.
Anchieta Santana
Historiador