Ao longo da história de Uruçuí, muitos foram aqueles que, de alguma forma, buscaram um “lugar ao sol” no mundo da arte musical. Uns com talentos para interpretes, outros para tocar instrumentos diversos. Violão, guitarra, tambores, pífanos, maracás, pandeiros, gaitas, realejos, são alguns dos instrumentos tocados por vários uruçuienses ao longo dos tempos. Mas, também tem aqueles que atuaram, com maestria invejável, usando a sanfona para animar bailes e festividades diversas. Isto, não apenas no ambiente doméstico; a sanfona uruçuiense também faz sucesso em outros palcos. E como fez.
Dentre outros que utilizaram a sanfona como instrumento musical, a partir da década de cinquenta, cita-se, de forma um tanto resumida: a) João das Malhas- que por dezenas de anos tocou em festas em vários lugares do município e comunidades adjacentes. Sempre que um grupo queria promover uma boa festa, João das Malhas era o mais requisitado. Assim narram as boas memórias; b Horário: sanfoneiro muito conhecido no município; por muito tempo foi a atração principal em diversas festas da região; c) Osvaldo Veloso: sanfoneiro que atuou por diversos anos em Uruçuí, Sebastião Leal e outras comunidades. Sempre levando a boa diversão através de sua sanfona; d) Osmar Lima dos Santos, conhecido como Osmar Sanfoneiro, é dono de um estilo artístico muito singular; sempre foi muito requisitado para animar festas e outras atividades culturais. Durante muitos anos animou as principais festas da grande região de Uruçuí. Festa tocada por ele era sinônimo de “casa cheia” e muita animação. Atuava, também, nas celebrações religiosas na igreja matriz de São Sebastião. e) Luís da Sila-um sanfoneiro que animou festas e bailes na zona urbana e rural de Uruçuí e região. Muitas vezes foi convidado para animar diversões em grupos restritos de amigos. Era proprietário do clube de festas Oxalá. Ele faleceu dia 10 de março de 2009 deixando esposa e filhos. f) Elmar Sanfoneiro- um artista contemporâneo que tem se destacado usando sua sanfona em Uruçuí e região. Em pouco tempo de atuação, Elmar Sanfoneiro se transformou numa referência musical e passou a ser bastante requisitado para animar festividades diversas; g) Nonato Sanfoneiro-um artista renomado no uso da sanfona com repertório rico e variado. A sua veia artística o torna um sanfoneiro que recebe aplausos dos ouvidos mais exigentes. Já participou, por mérito, de diversos festivais de sanfona. Chegou em Uruçuí em 1975 e ainda dá show com o seu inseparável instrumento artístico.
É importante ressaltar que esses artistas da sanfona, cada um tinha(tem) seu estilo, seu jeito de manusear seu instrumento musical e, por conseguinte, seu espaço de atuação. Nem sempre um foi contemporâneo do outro. Mas o importante é que eles serviram ao seu povo, cada um ao seu modo. E ainda, alguns deles, tiveram a oportunidade de exibir seu talento em Cosmópolis(SP) e em festivais de Sanfona país afora.
Portanto, a comunidade uruçuiense sempre esteve bem servida de artistas do mundo da sanfona. Artistas que ajudaram a difundir estilos musicais, na região, através da sanfona e ainda contribuem para que a sua arte produza momentos de alegria e diversão para o povo.
Luis da Silva
Osvaldo Sanfoneiro
Osmar Sanfoneiro
Horácio Sanfoneiro
Elmar Sanfoneiro
Nonato Sanfoneiro
Anchieta Santana
Historiador