Uruçuí realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde com foco na universalização e eficiência do SUS

Uruçuí realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde com foco na universalização e eficiência do SUS

 

Aconteceu nesta semana a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Uruçuí, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde, com apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema “Saúde Universal e Integral: Caminhos para um SUS mais acessível e eficiente”, o evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, conselheiros e representantes da sociedade civil para debater os rumos da saúde pública no município.

Durante a abertura, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Kassiany Regina Alencar Rocha Pacífico, destacou a importância das conferências como espaços democráticos para a construção de políticas públicas. Segundo ela, as propostas discutidas irão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Saúde para o período de 2026 a 2029, fortalecendo o Sistema Único de Saúde em Uruçuí.

Representando o Ministério Público, o promotor de Justiça Thiago Brito elogiou o trabalho da atual gestão municipal na área da saúde, ressaltando os avanços conquistados nos últimos anos. Já a secretária municipal de Saúde, Auridene Moreira, agradeceu à equipe da secretaria pelo empenho nas ações desenvolvidas e reforçou a importância do momento para avaliar e planejar os próximos passos da rede de atenção à saúde.

O representante do prefeito Gilberto Júnior, Paulo Renato, também esteve presente e afirmou que a conferência é essencial para fortalecer as ações estratégicas do SUS no município, garantindo a organização dos serviços de saúde com base nas reais necessidades da população.

Durante o evento, foram discutidos quatro eixos temáticos fundamentais:
1. Fortalecimento da atenção primária e integração com a vigilância em saúde;
2. Atenção especializada, organização e ampliação do acesso;
3. Inovação, tecnologia e humanização na saúde, com foco em otimizar o atendimento sem perder o cuidado com as pessoas;
4. Fortalecimento da atuação comunitária e da participação popular no SUS.

A programação incluiu ainda duas palestras: a primeira, ministrada por Kassiany Pacífico, abordou a situação atual da Secretaria de Saúde; e a segunda, conduzida por Aline Guimarães, trouxe reflexões sobre o tema central da conferência: saúde universal e integral.

Compartilhar post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + dezenove =


×
Skip to content