Uruçuí realiza histórica Conferência Municipal da Pessoa Idosa
Em 122 anos de história, o município de Uruçuí realizou nesta quarta-feira (25), a Primeira Conferência Municipal da Pessoa Idosa, um marco importante para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à terceira idade no município.
O evento reuniu autoridades, profissionais da assistência social, representantes da sociedade civil e demais participantes para debater o tema central: “Envelhecimento com dignidade, equidade, respeito e participação”. A abertura contou com uma mesa de honra composta pelo prefeito Dr. Gilberto Júnior; secretária municipal de Educação, Ana Caroline Saraiva; sub-procurador do município, Kelvin de Oliveira Leite; vereadora Tércia Ribeiro, representando o Poder Legislativo; presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Udineide Ribeiro; e subsecretária de Assistência Social, Ruana Carvalho.
O prefeito Dr. Gilberto Júnior parabenizou a iniciativa e destacou o compromisso da gestão com a população idosa, afirmando ser uma das bandeiras de sua administração. O evento contou ainda com a presença do secretário de Governo Luís Augusto Borges; procurador-geral Carlos Pacífico; secretário de Esportes João Luís da Silva; e do secretário de Comunicação Ionio Silva; além das equipes do CRAS e do CREAS, reafirmando a integração entre gestores e o compromisso coletivo com o fortalecimento das ações em prol da pessoa idosa.
A representante dos usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Silvana Brito, também participou da conferência, levando a perspectiva de quem vivencia no dia a dia os desafios e conquistas da política de assistência voltada à terceira idade. Sua fala destacou a importância de espaços de escuta ativa e participação social na construção de políticas públicas inclusivas.
A palestra magna foi conduzida pelas assistentes sociais Raquel Rocha e Valda Moraes, que abordaram com clareza e profundidade os desafios e as possibilidades para a garantia de direitos e promoção do protagonismo da pessoa idosa. As reflexões apresentadas enriqueceram o debate e estimularam a construção de propostas concretas para a melhoria das políticas públicas.
Ao final da conferência, foram eleitos três delegados que representarão Uruçuí na etapa estadual, marcada para os dias 7 e 8 de agosto, em Teresina: dois representantes da sociedade civil e um do governo.
A realização da Primeira Conferência Municipal da Pessoa Idosa simboliza um novo tempo em Uruçuí, onde o cuidado, o respeito e a valorização da pessoa idosa são tratados como prioridade na gestão pública e nas ações sociais do município.
Deixe um comentário