Comissão Intersetorial do Selo UNICEF 2025-2028 realiza primeira reunião oficial
A primeira reunião oficial da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF – Edição 2025-2028 foi realizada nesta quarta-feira (29) , no auditório do CRAS de Uruçuí. A reunião foi convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e conduzida pela presidente Ellen Cristinne dos Santos Borges, com apoio da articuladora municipal Teresinha Santana. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29 de outubro de 2025, às 10h30.
Durante a reunião, foram debatidos temas essenciais para o início das ações do Selo UNICEF em Uruçuí, incluindo a implementação da metodologia do programa, a criação formal da Comissão Intersetorial conforme o Guia Metodológico e os decretos e portarias municipais, além da definição das responsabilidades dos membros, do articulador, dos mobilizadores e do CMDCA. Também foram apresentados os indicadores e linhas de base que nortearão o trabalho ao longo do ciclo e discutida a promoção da igualdade racial, com atenção especial às comunidades indígenas do município.
Outro ponto de desvtaque foi a definição da data, local e horário do 1º Fórum Comunitário, etapa fundamental para o planejamento participativo das ações voltadas à infância e adolescência.
A reunião contou com a presença dos mobilizadores indicados pela Prefeitura Municipal e dos membros titulares e suplentes da Comissão, representando diversas secretarias e instituições: SEMC (Educação), SEMELT (Esporte, Lazer e Turismo), SEMMAN (Meio Ambiente), SMS (Saúde), SASC (Assistência Social), além do CRAS, CREAS, Defesa Civil, Conselho Tutelar, Grêmio Força Jovem, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Comunidades Indígenas Gueuês do Sangue e Akroá-Guamellas, e da primeira-dama Dra. Cleiane Barbosa Leal Silva.
Durante o encontro, foi reforçado que o principal objetivo da Comissão é planejar, articular, executar, acompanhar e monitorar as ações necessárias para que Uruçuí alcance os resultados propostos pela metodologia do Selo UNICEF, assegurando que a agenda da infância e adolescência esteja no centro das políticas públicas municipais.
A partir de agora, o grupo passa a atuar no monitoramento dos indicadores de impacto social e resultados sistêmicos, acompanhando dados oficiais, metas e avanços que contribuirão diretamente para o fortalecimento dos direitos de crianças e adolescentes no município.




 
	 
													 
		 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
			 
        	
Deixe um comentário