Programa Saúde na Escola promove saúde bucal dos alunos em Uruçuí

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruçuí está promovendo a saúde bucal dos alunos das escolas municipais através do PSE (Programa Saúde na Escola). A iniciativa é liderada pela coordenadora de saúde bucal, Dra. Daniele Lima, com a participação da odontóloga, Dra. Mariane Bovino, e mais de oito profissionais que atuam em seus respectivos setores.

O objetivo do programa é fornecer orientação e técnicas de higienização bucal para os alunos, além de aplicar flúor para prevenir cáries e outras doenças bucais. O atendimento é realizado em duas etapas durante o ano letivo e inclui a distribuição de kits com pasta e escova dental para os alunos.

Os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde, por meio da coordenação de saúde bucal, estão disponíveis tanto na zona urbana quanto na zona rural e incluem restauração, profilaxia com aplicação de flúor, extração e tratamento de urgência.

A Dra. Daniele Lima, coordenadora de saúde bucal, destaca a importância do programa para a saúde dos alunos: “A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral dos alunos. Crianças com problemas bucais tendem a ter um desempenho escolar inferior, além de terem mais chances de desenvolver problemas de saúde a longo prazo. Com o Programa Saúde Bucal, esperamos fornecer informações e cuidados essenciais para que os alunos possam manter a saúde bucal em dia”.

Além das atividades do Programa Saúde Bucal, a Secretaria Municipal de Saúde também promove campanhas de prevenção e conscientização em escolas, postos de saúde e outros locais públicos para promover a saúde bucal da população em geral. Com a equipe de profissionais altamente capacitados, a Secretaria busca atender às necessidades da população de Uruçuí e promover a saúde bucal de forma eficiente e acessível.