Execução de ações de proteção e conservação de Nascentes no Município de Uruçuí.

A Prefeitura Municipal de Uruçuí (PMU), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem feito um importante trabalho na proteção e conservação de nascentes desde março de 2023. O projeto, que começou com palestras educativas sobre a importância de preservar as nascentes, ampliou suas ações neste mês de junho.

Os esforços concentraram-se na prática do cercamento, um método que protege as nascentes ao evitar a entrada de animais e, consequentemente, o pisoteio e a compactação do solo. Essa medida protege as fontes de água, ajudando a preservar a vida selvagem e a qualidade da água para as comunidades locais.

Além disso, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente realizou o plantio de mudas de açaí e oiti, fortalecendo a vegetação nativa ao redor das nascentes. Este trabalho de reflorestamento visa à criação de uma barreira natural de proteção e à recuperação do ecossistema local.

Nesta primeira fase, o projeto contemplou uma nascente no Assentamento Flores e duas na comunidade dos Morrinhos. O compromisso da Prefeitura de Uruçuí com o meio ambiente reforça a importância da conservação da água, um recurso vital para a sustentabilidade de nossa cidade.