Prefeitura de Uruçuí Amplia Infraestrutura de Saúde Mental com Construção de Novo CAPS

A gestão municipal de Uruçuí, liderada pelo prefeito Dr. Wagner Coelho, está elevando o padrão de atendimento em saúde mental na cidade. Em breve, será inaugurada uma nova unidade do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), demonstrando o empenho e o compromisso da prefeitura com a saúde e o bem-estar dos cidadãos.

Localizado no bairro Vaquejada, na Rua Projetada, próximo à Avenida Perimetral, o moderno empreendimento foi estrategicamente projetado para acolher e tratar de forma adequada pessoas com sofrimento psíquico ou transtornos mentais. Esta iniciativa se destina a atender indivíduos que enfrentam desafios decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, bem como aqueles que estão em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

As instalações contarão com equipes multiprofissionais capacitadas para oferecer uma variedade de tratamentos e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros serviços especializados.

A infraestrutura do CAPS foi pensada para otimizar o espaço disponível, permitindo que diversas atividades sejam realizadas simultaneamente, promovendo assim um ambiente propício para a recuperação e reintegração dos pacientes.

Antes das obras, foi realizada uma limpeza meticulosa no terreno, que incluiu operações de desmatamento, destocamento e retirada de materiais que poderiam impedir a implantação do projeto. Posteriormente, o terreno passou por um processo de terraplanagem para garantir seu nivelamento.

As principais características da construção incluem:

– Muro em todo o perímetro do terreno;

– Três módulos que abrigarão consultórios, farmácia, posto de enfermagem, salas administrativas, pátio, quartos, sala de acolhimento, sala de medicação, refeitório, banheiros, espaços de espera e cozinha;

– Área paisagística cuidadosamente planejada;

– Fossa e sumidouros adequados;

– Abrigos para estacionamento;

– Instalação de uma subestação elétrica própria.

Este projeto reflete o contínuo investimento da Prefeitura de Uruçuí em melhorias para a cidade, garantindo um atendimento em saúde de qualidade e reafirmando seu compromisso com o bem-estar da população.