Atuação Intensificada da Brigada Municipal de Uruçuí no Combate a Incêndios Florestais

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) de Uruçuí, por meio da Brigada Municipal, está intensificando as ações de prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais no município. Com a missão de preservar a biodiversidade do cerrado e a saúde da população, esses esforços são cruciais, especialmente neste período de estiagem.

Liderados por Maurício Ribeiro, chefe da Brigada Municipal, e auxiliados pelos chefes de esquadrão Adailton Borges e José Almir, a equipe tem trabalhado incessantemente para conter as chamas e prevenir novos focos. Segundo relatórios da SEMAM, diversas ocorrências foram registradas, tanto na zona urbana como rural.

Na zona rural, os locais afetados incluem Vão do Lourenço, Ponte, Santa Maria, Tucuns , Maliça, Floresta, Nova América, proximidades da Granja, Lejeiro, Morrinhos, São Pedro e Pau Ferrado. Na área urbana, os bairros Santa Helena, São Francisco e Loteamento Novo America também registraram ocorrências.

O cerrado é um bioma riquíssimo e fundamental para o equilíbrio ecológico, e as queimadas ameaçam a sua biodiversidade. Além disso, a fumaça gerada pelas queimadas é prejudicial à saúde, afetando diretamente a qualidade de vida dos habitantes.

A SEMAM de Uruçuí faz um apelo à comunidade: evitem atividades que possam causar incêndios, como queimadas de lixo ou folhagem. A conscientização e colaboração de todos é essencial neste momento para a proteção do nosso meio ambiente e bem-estar da população.