Uruçuí Encerra Atividades do “Setembro Verde” com Foco nos Direitos da Pessoa com Deficiência

No dia de hoje, 28/09, a cidade de Uruçuí marcou o encerramento das atividades do “Setembro Verde”, um mês dedicado à conscientização e à inclusão das pessoas com deficiência. O evento, organizado pela Prefeitura Municipal em colaboração com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC), teve como foco central iluminar a história de luta e os direitos da pessoa com deficiência.

Uma das vozes mais ressonantes durante a ocasião foi a da Professora Maria da Conceição Nunes, uma autoridade reconhecida no tema. Além de possuir especialidade em Educação Especial e Inclusiva, ela é uma conselheira ativa do COMUDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Este conselho desempenha um papel crucial, sendo um espaço de participação democrática que se dedica a ações de acompanhamento, monitoramento, avaliação e fiscalização das políticas voltadas para as pessoas com deficiência.

O destaque do evento foi a apresentação cultural do grupo “Dance e Balance”, composto por alunos do SCFV do CRAS, guiados pela professora da Oficina de Dança, Luciene. A performance reforçou a mensagem de inclusão e destacou a importância da expressão cultural na vida de todos.

Após a apresentação, a Professora Maria da Conceição Nunes tomou a palavra, reiterando o compromisso de Uruçuí em promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas com deficiência. A ocasião consolidou o “Setembro Verde” como um marco de sensibilização e ação na cidade.